Sites responsivos e a visão do seu cliente

a

É fato que o futuro de outrora já é o presente. É comum hoje em dia que muitas pessoas dispensem o computador, o notebook e até mesmo os tablet para utilizarem apenas o celular / smartphone para navegar na internet (dentre outras coisas). Nesse contexto, criar sites que não sejam responsivos, ou seja, que não se adaptem a mais de uma tela (desktops, tablets e celulares) pode ser um retrocesso antes mesmo de iniciar o projeto.

Para quem tem seu site baseado em WordPress, em gerenciador de conteúdo ou em outras plataformas como o Wix, é fundamental observar se layout é responsivo. Uma dica básica para fazer isso é abrir o seu site em um celular / smartphone, se ele apresentar uma barra de rolagem horizontal na parte inferior, ou se ele for visualizado todo de uma vez e com letras minúsculas, ele não está adaptado. Veja uma ilustração de como funciona a responsividade.


Fonte: https://giphy.com/gifs/web-design-b2CD0Qrq2ulwY

Houve ainda um tempo em que, além da versão para desktop / notebooks era desenvolvida uma versão específica para celulares e tablets, mas não perdurou por longo tempo. O investimento, , a indexação nos mecanismos de busca e também a experiência do usuário, eram itens prioritários no planejamento. Hoje, ter uma site responsivo já não é mais diferencial, é obrigação. O seu cliente espera poder acessar o seu site, visualizar os seus produtos e/ou serviços, e ainda podem entrar em contato de forma simples e objetiva, já que mais de 60% da pessoas preferem acessar a internet exclusivamente através dos celulares / smartphones (Segundo dados da pesquisa TIC Domicílios de 2015).

No próximo post, vamos falar de algum motivos para ter um site responsivo. Até lá!